top of page
Foto do escritorLisângela da Silva Antonini

Coaching nas organizações: foco no talento e na disciplina das equipes

Atualizado: 14 de jan. de 2021

“Uma organização é um corpo de pensamentos pensados por pensadores.” (Karl Weick)


Por que o Coaching nas Organizações?


A arte de desenvolver pessoas para o mundo do trabalho não é recente. Muito se tem falado em investir no potencial humano e o quanto a retenção do capital intelectual das organizações tem se demonstrado eficaz para o cumprimento de metas e objetivos organizacionais.


De acordo com Withmore (2006), a metodologia coaching “consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o seu desempenho.” A possibilidade de alinhar metas individuais e organizacionais promovendo os resultados esperados intensifica a produtividade e o espirito empreendedor na organização, pois o autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo incentivam a busca pelo crescimento pessoal e profissional.


Baseada em processos de autoconhecimento e objetivos cujo propósito é sair de um ponto – o estado atual – e chegar a outro ponto – o estado desejado, a metodologia Coaching atua no foco do autodesenvolvimento profissional e pessoal que contribui para a organização interna da equipe. Ou seja, o coachee, após reflexões sobre suas necessidades e desejos (estado atual), determina metas e ações para as conquistas planejadas (estado desejado) e assim promove seu desenvolvimento contínuo através de um processo de construção do conhecimento ou mudança de comportamento.


Compreender as pessoas como parte da estratégia da organização é um dos desafios das empresas. Para Mintzberg (2000, p. 196), “a formação de estratégia é um processo de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização”, ou seja, para que os objetivos organizacionais sejam alcançados, as pessoas que compõem a estratégia necessitam estar cientes da sua participação e desenvolvimento:

“Um indivíduo adquire essas crenças (estratégia) através de um processo de aculturação ou socialização, o qual é em grande parte tácito e não-verbal, embora seja, as vezes, reforçado por uma doutrina mais formal. (MINTZBERG, 2000, p. 197).


Portanto, desenvolver e capacitar pessoas para o conhecimento da estratégia organizacional amplia a visão sistêmica das equipes quanto ao sentido do trabalho em relação à organização e consolida a atuação dos trabalhadores sob a orientação da missão, visão e princípios cultuados pela empresa. (ANTONINI, 2009, p.27).


Segundo Shigunov Neto (2006, p. 83), organização é a união de duas ou mais pessoas trabalhando juntas e cooperativamente com o intuito de alcançar um objetivo comum. Partindo deste pressuposto, o coaching é uma metodologia, um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que visa facilitar e proporcionar a expansão significativa da performance profissional e pessoal, sendo um recurso importante no desenvolvimento das pessoas e equipes nas organizações.


Pense nisso! Invista nas pessoas e nas organizações. O que você tem feito para desenvolver ou aperfeiçoar o potencial das pessoas?


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page