top of page
Foto do escritorLisângela da Silva Antonini

Inovação social: avanços do empreendedorismo social



Este artigo tem o objetivo de refletir sobre Inovação e negócios sociais. Boa leitura!


A inovação social é apresentada como um avanço em relação ao empreendedorismo social, normalmente associadas às Organizações da Sociedade Civil. Aos poucos saem de cena a Responsabilidade Social Empresarial e a Filantropia e entra em cena a INOVAÇÃO SOCIAL através de negócios de impacto social. Essa solução pode vir de uma ideia, uma abordagem diferente, uma aplicação mais rigorosa de tecnologias ou estratégias, ou ainda uma combinação de todos estes elementos. Empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental, ao mesmo tempo em que produzem resultado financeiro positivo de forma sustentável e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) chancelados pela Organização das Nações Unidas (ONU) podem ter uma abertura mais consistente para a captação de recursos e melhor operacionalização no mercado.

Fonte: ONU – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (2015)


Conforme estudos acadêmicos que estão em ascensão atualmente, a inovação social tem mais eficácia devido as características de uma cultura do diálogo, com foco no beneficiário do projeto, pois as soluções podem ser co-criadas com todos os atores envolvidos (beneficiários, stockholders, órgãos públicos), gerando um engajamento de todos. (HSM Management, 2014). A possibilidade de governança nos aspectos econômicos, sociais e ambientais do projeto são de responsabilidade direta e indireta de todos os envolvidos, partindo de um alinhamento com a atividade empresarial, vivência de campo e com uma intensa experimentação colaborativa.


O mercado de negócios sociais está em franca expansão no Brasil. As ações partem da intencionalidade das empresas, que procuram resolver os problemas coletivos advindos das comunidades por meio de empreendimentos comerciais. São diferentes formas de investimento existentes neste ecossistema. Empresas investidoras que apoiam iniciativas de desenvolvimento local proporcionando uma redução das vulnerabilidades, assim como empresas que desenvolvem e comercializam produtos e serviços com investimento próprio. As métricas de avaliação de impacto social positivo têm como objetivo verificar o quanto os valores investidos em responsabilidade social estão promovendo a transformação social da comunidade que recebeu a intervenção.


O que são negócios sociais?

As empresas de negócios sociais procuram resolver os problemas coletivos advindos das comunidades por meio de empreendimentos comerciais. “Combinam a eficiência, a inovação e os recursos de uma empresa tradicional com fins lucrativos, com a paixão, valores e missão de uma organização sem fins lucrativos. As empresas de negócios sociais adotam uma ampla gama de estratégias para abordar problemas e oportunidades de mercado na sociedade.” (SMITH. GONIN. & BESHAROV, 2013). Trazem consigo a possibilidade de melhorar as condições e qualidade de vida das pessoas beneficiadas aliadas a geração de trabalho e renda.


E na sua cidade, qual a abrangência dos negócios sociais? Conte para a gente nos comentários.


34 visualizações1 comentário

1 Kommentar


Jane Leonardo
Jane Leonardo
27. Feb. 2021

Lisângela excelente e atualíssimo texto. parabéns !!!!!!adorei

Gefällt mir
bottom of page