top of page
Foto do escritorLisângela da Silva Antonini

Competência Pessoal: um dos pilares da Inteligência Emocional


"O desafio diário de lidar eficazmente com as emoções é crítico para a condição humana, porque os nossos cérebros estão programados para dar prioridade às emoções." Bradberry & Greaves, 2019.


A inteligência emocional é um tema rico para compreendermos o funcionamento das ações humanas. De acordo com Bradberry & Greaves (2019) no livro Inteligência Emocional 2.0, passamos por um processo biológico para o controle das emoções.


"Eis o modo como funciona: tudo o que vemos, cheiramos, ouvimos, saboreamos e tocamos viaja pelo nosso corpo sob a forma de sinais elétricos. Estes sinais passam de célula para célula até alcançarem a estação terminal, o cérebro. Entram pela base do cérebro, perto da medula espinal, mas têm de viajar até ao lobo frontal (localizado atrás da testa) antes de finalmente alcançarem o lugar onde ocorre o pensamento racional e lógico. O problema é que, pelo caminho, passam pelo sistema límbico – o lugar onde são geradas as emoções. Este percurso faz com que experienciemos as coisas emocionalmente antes de a razão poder entrar em ação. A área racional do cérebro (a sua parte frontal) não consegue travar a emoção «sentida» pelo sistema límbico, mas as duas áreas influenciam -se e mantêm uma comunicação constante. A comunicação entre os nossos «cérebros» emocional e racional é a origem física da inteligência emocional. " (p.18)


Para os autores, a inteligência emocional subdivide-se em duas competências: pessoal e social. A competência pessoal é a capacidade de nos manter cientes das nossas emoções e de gerenciar o nosso comportamento e as nossas tendências. Ou seja, é na competência pessoal que entendemos como funcionamos. Quais são nossos gatilhos emocionais e como conseguiremos exercitar o autocontrole.


A competência pessoal apresenta dois tipos de capacidades: a autoconsciência e a autogestão. Na figura a seguir, conceituamos cada uma. Veja só:


Para que possamos desenvolver a inteligência emocional é preciso exercitar cotidianamente. Para tanto, sugerimos a seguir algumas estratégias para desenvolver a autoconsciência e a autogestão.


Nos workshops que realizamos, inspiramos os participantes a refletirem como poderiam colocar em práticas tais estratégias. Para tanto, sugiro que você, escolha uma estratégia de cada capacidade e descreva "como" pretende desenvolvê-la por meio de um plano de ação.


Capacidade de Autoconsciência:

Estratégia: _______________________________________________________________________

Pretendo desenvolver com a seguinte ação: __________________________________________

Resultado que pretendo conquistar: _________________________________________________

Prazo que pretendo concluir: _______________________________________________________


O que você achou deste conteúdo? Se gostou, curta. Se avalia que seus amigos/conhecidos gostariam de conhecer mais sobre o tema, compartilhe. Se gostaria de emitir sua opinião, crie um post.


No próximo artigo, trataremos sobre o tema Competência Social e as duas capacidades.

Até mais!




Comments


bottom of page